Seja Bem-vindo a Pós Graduação Unitau
O que faz um especialista em Gestão de Projetos?

O que faz um especialista em Gestão de Projetos?

Muito se fala em gestão de projetos, mas você sabe o que faz um profissional especialista nesta área? 
Muitas pessoas pensam em planilhas, cronogramas e em alguém simplesmente dando ordens para que tudo saia conforme o planejado. 
Mas, na verdade,o gestor de projetos é um líder com foco em resultados,que sabe planejar, controlar e é habilidoso em gerenciar e motivar pessoas.
 
Para Nuno Ponces de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Projetos, “o gestor de projetos é a pessoa que faz as coisas acontecerem”.
 
Isso não é pouca coisa. Por menor que seja um projeto, haverá muitas variáveis e complexidades quase que diárias, além do sempre imprevisível fator humano. 
E cabe ao gestor de projetos administrar tudo isso sem comprometer o projeto.Isto é, mantendo tudo dentro do escopo e alcançando as metas de tempo, qualidade e custo.
 
Leia também: 
 
Sendo assim, não é surpresa que, além da competência técnica, o gestor de projetos necessita de sensibilidade pessoal e organizacional, além de uma forte orientação para os problemas de negócio.
 
Nuno Ponces Carvalho observa que “a avaliação da competência de um gestor de projetos é um processo complexo que não se limita à avaliação tradicional dos conhecimentos técnicos específicos da gestão de projetos”. 
Essa complexidade é percebida tanto na formação do corpo de competências desse profissional como na sua rotina, seja em pequenas, médias ou grandes organizações.
 
Como é a rotina do Gestor de Projetos?
 
Quando a organização precisa conseguir um determinado resultado e decide empreender um projeto para aquela finalidade, caberá ao Gestor de Projetos:
 

- Executar o planejamento de cada etapa;

- Definir as metas e os objetivos que devem ser alcançados;

- Avaliar a melhor metodologia a ser aplicada nas rotinas do projeto;

- Elaborar os prazos;

- Fazer a análise contínua da produtividade das equipes;

- Avaliar o cumprimento dos objetivos;

- Identificar as falhas operacionais existentes e quaisquer outros aspectos que interfiram na performance do time.

O guia PMBOK®, considerado a ‘bíblia’ de boas práticas para o gerenciamento de Projetos, condensa as atividades do Gestor de Projetos em cinco etapas — que ele realiza às vezes simultaneamente:
 

1- Planejando o projeto — etapa por etapa
Ao receber da empresa a finalidade, os objetivos e a intenção com o projeto, o Gestor de Projetos examina todos os fatores capazes de influenciar e já prevê os possíveis desafios à execução do projeto ao fazer o planejamento.
Esse planejamento inclui a definição dos prazos, as ferramentas, o fluxo de trabalho, a metodologia, etc.

2- Definindo as funções de cada membro participante
Uma vez feito o planejamento, o gestor do projeto deve definir as funções de cada membro dentro do projeto. Espera-se também que ele esteja constantemente empenhado em motivar toda a equipe, promovendo a comunicação e o engajamento de todos.

3- Verificando os resultados de cada etapa
Esse é um elemento sempre presente na rotina do Gestor de Projetos. Para garantir que o projeto não extrapole o escopo e mantenha-se dentro do cronograma, com o custo e qualidade pretendidas — o gestor do projeto precisa verificar constantemente os resultados de cada etapa.

4- Realizando mudanças para corrigir erros
Quanto mais complexo for o projeto e quanto mais pessoas estiverem envolvidas, mais provável será que ocorram erros. O bom gestor prevê essas ocorrências e tem um plano para cada uma delas. Ele está comprometido com as metas estabelecidas no planejamento e precisa agir rápido para garantir que os problemas não comprometam o resultado final.

5- Até entregar o projeto finalizado e fazer a análise do resultado
O trabalho começa com o planejamento e termina com a análise do resultado. Além da verificação acerca do sucesso do projeto, esta etapa é importante para dar expertise para os próximos projetos.

 

Quer ser um profissional com essa capacitação? Conheça o MBA em Gestão de Projetos da Unitau. Aproveite nossas condições especiais e seja o especialista que todas as empresas precisam e que muitas procuram.